sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O MESTRE NA ARTE DA VIDA!

"Saber não é o bastante; precisamos aplicar. Querer não é o bastante, precisamos fazer"

Se ele estivesse vivo, estaria completando hoje 68 anos de vida. Pra falar desse cara não tenho muitas palavras, aliás, tenho sim mas são tantas que eu passaria muito tempo aqui, coisa que não quero, só digo que desde bem pequena assistia aos filmes com meu pai e já me imaginava como ele, mas só na adolescência que ele de fato entrou na minha vida, aos 15 anos pra ser mais exata, num momento em que estava passando por muitas mudanças, geográficas, físicas e psicológicas e o Kung- Fu me ajudou a entender um monte de coisas, entre elas, que eu estava praticando a melhor e mais completa das artes marciais, exatamente por unir corpo, alma e filosofia.
**
Hoje, nesta data tão especial pra mim, e para muitos de seus seguidores, eu comemoro aqui sozinha, fazendo as minhas preces para ele que se tornou além de ídolo, uma referencia e um exemplo a ser seguido como artista e como humano.


"Erros são sempre perdoáveis se você tiver a coragem de admiti-los"
**
10 razões para admirá-lo:
1. Responsável pela difusão do Kung Fu para o restante do mundo, mesmo que isso fosse proibido pelos seus ancestrais.
2. Foi campeão de um concurso de Chá Chá Chá em Hong Kong, dança que ele adorava quando ainda era jovem.
3. Era Filosofo formado pela Universidade de Washington, onde conheceu a sua esposa, futura mãe de seus dois filhos.
4. Criador do Jeet Kune Do “Caminho do punho que intercepta” o estilo de Kung Fu mais completo.
5. Jamais foi derrotado por nenhum de seus oponentes.

6. Quando criança, seus pais lhe vestiam e lhe deram um nome de menina, para tentar enganar os maus espíritos que assolavam os meninos daquela família.

7. Atuou em 51 filmes, sempre muito perfeccionista em todos os seus gestos e movimentos, e se fosse necessário repetir 30 vezes a mesma cena, ele repetia.

8. Escreveu um livro de Jeet Kune Do, onde desenhou todos os movimentos dos golpes e defesas.
9. Foi apelidado de “Pequeno Dragão” por ser deste signo no horóscopo chinês e por ter praticado esse estilo de Kung Fu quando era jovem.

10. Foi um homem muito divertido e que buscou durante toda a sua vida o aperfeiçoamento como artista marcial e principalmente a superação nos momentos de adversidades, como quando ficou seis meses paralisado, e os médicos disseram que ele nunca mais voltaria a andar.
**

"O guerreiro vencedor é o homem comum com foco de laser."

Após 35 anos de sua morte, nós os seus seguidores permanecemos reverenciando a imagem e tudo que ele nos representa. Enterrado num cemitério de Seattle, nos EUA recebe centenas de visitas diárias, de pessoas que buscam sua inspiração.
**

"Esvazie sua xícara primeiro, só então você poderá provar meu chá. Afinal de contas a utilidade da xícara está em poder esvaziar-se. Abra sua mente para receber novas idéias"


BRUCE LEE
São Francisco, 27 de novembro de 1940 - Hong Kong, 20 de julho de 1973







sexta-feira, 14 de novembro de 2008

CASA MAL ASSOMBRADA

Isso que vou contar pra vocês tem ocorrido há quatro meses, desde que me mudei sozinha para esse apartamento. Logo que entrei estava tudo bem, tão perfeitinha que apelidei de casa da Barbie, mas logo nas primeiras horas começou a acontecer.

Algo sobrenatural está acontecendo aqui e eu vou lhes provar. Quando cheguei, me distrai organizando as minhas coisas, mas logo que observei a cozinha, lá estava o copo sujo que eu havia tomado Coca Cola zero na hora do jantar, eu juro que ainda estava. Achei muito estranho, e me perguntei como isso seria possível e que devia estar ficando louca.

Desde então, esses acontecimentos estranhos vem ocorrendo, e são tantos que eu poderia passar horas aqui contando pra vocês, porém lhes darei apenas algumas provas.

Um dia, antes de tomar banho eu tirei a camiseta do Pequeno Príncipe do corpo e atirei-a num canto do banheiro, esperando que o óbvio acontecesse, ou seja, que ao menos um ou dois dias ela estaria de volta na minha gaveta, limpa e passada, mas não meus amigos e amigas, passaram-se dias e me dei conta que a camiseta ainda estava lá, atirada e toda suja, sem passar, sem nada.

Mesmo que vocês não acreditem e pensem que estou louca, lhes conto que com as louças acontecem o mesmo. Almoço e janto ou utilizo qualquer item de cozinha e horas depois, ao invés de estarem limpinhos dentro do armário, eles continuam estáticos e sujos dentro da pia. Isso tudo é impressionante e faz arrepiar pêlos que eu nem sabia que existiam no meu corpo.

Comentei o caso com uma amiga que mora sozinha, e ela me assegurou que isso também acontece com ela, e me jurou que era absolutamente normal. Essa mina é louca, isso sim, nem ela e nem ninguém vai conseguir me convencer que uma barbaridade dessas é normal. Comigo nunca tinha ocorrido, quando morava com meu pai essas coisas não existiam, porque quando eu sujava um copo, momentos depois ele estava limpinho dentro do armário, como tinha mesmo que ser, ou quando eu usava aquela calça jeans e botava para lavar, no dia seguinte a calça já estava limpa em cima da minha cama, ou seja, tem algo de errado nesta casa.

Mesmo que todos pensem que sou louca, e que nada disso seria possível acontecer, lhes conto que estou pensando seriamente em chamar um padre para exorcizar, ou um pastor para fazer uma sessão de descarrego na fogueira Santa de Israel , ou quem sabe, um monge budista possa trazer mais energias positivas para essa casa, expulsando definitivamente os maus espíritos.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

PREMIO DARDOS



O (IN)-UTILIDADES " Do útil ao fútil" ganhou o selo: Premio Dardos indicado pelo Blog: Nerdezas Aleatórias: http://nerdezasaleatorias.blogspot.com/.

Agradeço de coração ao carinho e aos comentários de apoio do "Nerdezas" que é um blog que eu particularmente adoro, e indico para os meus leitores, que não são muitos, mas extremamente fieis.

De acordo com os mandamentos, segue a lista dos meus 5 Blogs preferidos:



La Bodeguita del Medio: http://bodeguitacuba.blogspot.com/

Tupac Amaru: http://tpacamaru.blogspot.com/

Nerdezas Aleatórias: http://nerdezasaleatorias.blogspot.com/

Defecação Mental: http://helen-viana.blogspot.com/

Memórias de um Calango: http://memoriasdeumcalango.blogspot.com/

Boa leitura!

SOBRE A COR DA PELE DE OBAMA:

Respondendo ao post sobre o Obama: "Quem és tu por dentro?" (http://bodeguitacuba.blogspot.com/2008/11/quem-s-tu-por-dentro.html) que a minha amiga Monica publicou no seu Blog, me fez repensar sobre mil coisas, e ao responder cheguei a esse pequeno e bem consiso texto:

"Bom, se eu for comentar da eleição do Obama nos EUA, antes de qualquer coisa, queria elucidar que estou contente com a vitória do Obama, sobretudo, por ser o sucessor daquele ser que prefiro nem considerar um humano. O meu contentamento vai muito além da cor da pele deste homem, que independentemente de ser negro, acredito que terá uma política muito diferente da do Bush, e que partindo desse pressuposto já é um bom começo, mas também não podemos esquecer que além das raízes africanas ele é americano e é obvio que seguirá os ideais e os interesses de seu país.

Agora, se eu for entrar em questões raciais eu gostaria de comentar que considero natural que alguns companheiros de pele negra se sintam orgulhosos com a vitória do Obama, e respeito muito isso porque é muito gratificante se identificar de alguma maneira com um homem que é detentor de um poder grandioso e almejado por milhares.

Infelizmente tenho presenciado alguns amigos (negros ou não) muito concentrados no quesito: "Cor da pele", pra mim não interessa se o cara negro, azul, vermelho ou sei lá o que, estou interessada na política externa dele, principalmente na atenção que ele deveria dar pra África e pra América Latina, isso sim me interessa!!!!

Racismo sempre existiu e sempre existirá em pequena ou grande proporção, e a maioria das pessoas se esquecem que a raça humana vai além das questões raciais entre negros e brancos. Os índios foram escravizados, banidos e quase extintos do planeta, isso é tão triste quanto à escravidão negra, tão triste quanto às centenas de judeus escravizados e mortos com o nazismo, tão triste quanto a permanente guerra entre palestinos e mulçumanos que parece ser eterna, a Inquisição da Igreja na Idade Media, enfim, isso tudo é muito triste e de fato uma mancha na história da raça humana, e creio que maior que a questão étnica é a eterna disputa de poder, e enquanto houver seres humanos terão essas disputas, e essas disputas vão além das raças.

Na Antiguidade, a Mesopotâmia, China, Índia os Hebreus e os Egípcios utilizaram o trabalho escravo que era essencial para a economia. Depois a escravidão na América pré Colombiana com os Astecas, Incas e Maias. O mesmo passou na Era Moderna e Contemporânea e ainda passa na atual, pois todos nós sabemos que ainda existem seres humanos trabalhando(Inclusive trabalho infantil) em pequenos “feudos” em troca de um prato de comida ou por míseros centavos . Ademais, algumas culturas com um forte senso patriarcal reservam à mulher uma hierarquia social semelhante ao do escravo, negando-lhe direitos básicos que constituiriam a noção de cidadão.

Dentre todas as questões raciais, a mais comentadas geralmente é a escravidão negra, porém, o que muita gente não sabe (ou não se lembra) é que isso se deu também por questões culturais e guerras tribais, portanto, os considerados “derrotados” eram entregues de bandeja sem que houvesse resistência no momento da diríamos “captura” européia, enfim, comento tudo isso para assegurar a minha tese que a questão da sede exacerbada pelo poder vai além das questões étnicas, e que mesmo depois de séculos após a Abolição da Escravatura, ainda temos que conviver com o racismo, inclusive no pais que possui a maior quantidade de negros fora da África. No Brasil e em grande parte do mundo, a exclusão social, racial e sexual são muito presentes e disso todos nós sabemos, portanto não acredito também na revolução do mundo, mas uma revolução interna, isso sim é possível. Desbravar o mundo e conhecer gente é o começo para quebrar essas barreiras que insistem em nos separar.

Quero aclarar o meu repudio a qualquer tipo de exclusão social, racial, religiosa, sexual, preconceitos e seja lá o que for que insiste em impedir as boas relações humanas, e destacar que ainda bem que há diferenças entre todos nós, que para alguns pode até servir de desculpa para destruir, mas que para mim é motivo de alegria. Viva a diversidade cultura, racial, sexual, menos a social!

VIVA: Zumbi dos Palmares, Che Guevara, Jesus, Lula, Allende, Martin Luther King, Joana D’arc, Tupac Amaru, Gandhi, Olga Benário e qualquer outro ser humano que revolucionou a história."

Abraços!
Ligia Francilino

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

NA MINHA MITOLOGIA FOI ASSIM:


Prometeu roubou o fogo dos Deuses e me deu!
* Na Mitologia Grega, Prometeu foi o titã que roubou o fogo dos Deuses e presenteou os humanos. O fogo era de exclusividade dos Deuses e para castigá-lo, Zeus ordenou que o acorrentassem no cume do monte Cáucaso para que todos os dias as águias se alimentassem de seu fígado que por ser imortal se regenerava todos os dias. Esse castigo deveria durar 30 mil anos, porém foi libertado por Hércules, que após cumprir seus doze trabalhos, se dedicou a aventuras e substituiu Prometeu pelo Centauro Quíron.



sábado, 1 de novembro de 2008

ELE É ASSIM

Por: Ligia Francilino

Ele é assim, reclama de tudo quando esta perto de mim. Serenatas na janela, em plena primavera encantam as flores do meu jardim.

Ele é amado, sorriso discreto quando está do meu lado a musica toca como se nunca tivesse tocado e cada momento é único com meu príncipe encantado.

Ele não me amola, ele é perfeito como o sabor de uma amora, toca canções como se realmente fosse o acordeom de Piazzola.

Ele é um trem, me leva, me trás e me deixa zen. Só sei que todas as vezes que passa ao meu lado, eu estou muito bem.

Ele me deixa em paz, bailarinas dançando sob o espelho interno já me satisfaz, quero que seja eterno como o som das caixinhas musicais.